Informações

As exportações brasileiras de óleo de soja começaram o ano de 2026 relativamente aquecidas. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em janeiro, praticamente 146 mil toneladas do derivado do principal produto do agronegócio brasileiro saíram do país com destino ao exterior. O volume foi o maior desde as 159,5 mil toneladas registradas em agosto – mês em que a mistura B15 passou a valer.

Os aumentos no mandato de biodiesel tendem a diminuir os excedentes exportáveis da matéria-prima, fazendo com que uma parcela maior da produção nacional fique no mercado doméstico.

Nos 6 meses que se passaram desde que o B15 foi implementado, a média mensal das exportações está em 93,2 mil toneladas; consideravelmente abaixo das 130,4 mil toneladas registradas no período do B14 – que durou de março de 2024 até julho passado.


EXCLUSIVO ASSINANTES

O texto completo desta página está
disponível apenas aos assinantes do site!

VEJA COMO É FÁCIL E RÁPIDO ASSINAR


Veja mais